O desmatamento, o desperdício de água e a produção excessiva de lixo são alguns dos problemas mais graves enfrentados pela humanidade. Dessa forma, a Educação Ambiental se tornou uma ferramenta indispensável ao combate a destruição do meio ambiente no qual todos nós estamos inseridos. Professores, estudantes tornam-se os principais agentes de transformação e conservação ambiental.
Nas escolas vemos cada vez mais a preocupação de conscientizar os alunos sobre o seu papel em relação ao futuro. Com metodologia simples, professores estão conseguindo despertar os estudantes para realidade e tornando-os capazes de não só preservar para o agora, como também para o futuro das gerações que ainda estão por vir.
Diante destas questões, destacamos a importância da realização do V Intercâmbio de Experiências Pedagógicas e Dia de Campo do Programa Despertar em Mucugê, promovido pelo SENAR e Prefeitura Municipal de Mucugê, juntamente com diversas entidades, gestores municipais, associações, educadores, secretários, coordenadores do referido programa, com a finalidade de trocar experiências das ações concretas dos municípios do Estado da Bahia, na busca de soluções para minimizar os problemas ambientais das áreas rurais, assim como a valorização da Educação do Campo dos respectivos municípios, que são considerados cada vez mais urgentes para se garantir o futuro da humanidade. Neste contexto, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, tem se preocupado desde 2005 a participar de todos as ações realizadas pelo Programa Despertar.
O coordenador do Programa Despertar do Município de Itagibá, Sr. Manoel Ribeiro de Jesus, participou do V Intercâmbio do Programa Despertar, que aconteceu na cidade de Mucugê, no período de 4 à 7 de outubro, onde teoria e prática fizeram da utilização de materiais reciclados um aprendizado a ser implementado nas ações diárias desenvolvidas na escola e na vida do ser humano que se preocupa com a sobrevivência do nosso planeta.
Manuel Ribeiro.