Nos dias 10 e 11 de novembro do ano em curso, a coordenadora de Gestão Srª Edinalva Miranda e a Chefe de Gestão de Fundos Educacionais, Senhorita Márcia Souza, participaram de uma Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação , realizada em Jequié – Bahia, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, contando com a ilustre presença da Assessora Especial do Ministro da Educação e Coordenadora do Plano Nacional de Mobilização Social pela Educação, Profª Linda Goulart que ministrou a palestra, com objetivo de apresentar o Plano de Mobilização Social pela Educação e orientar os participantes a incentivarem a interação Escolas, Famílias, igrejas, trabalhadores, empresários, sindicatos, institutos de responsabilidade social, entidades de representação, lideranças comunitárias, lideranças sociais, conselhos tutelares, Ministério Público, entidades e órgãos de proteção à infância e à adolescência, para que todos possam ser mobilizados e sensibilizados com as dificuldades e urgências dos nossos sistemas educacionais e apontem soluções para mudar esse quadro.
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Alunos da Rede Municipal de Ensino de Itagibá participam da Prova Brasil
Entre os dias 07 e 18 de novembro de 2011, aconteceu a quarta edição da Prova Brasil em todo o País. A avaliação é realizada de dois em dois anos pelo Ministério da Educação (MEC) para medir os conhecimentos de Matemática e Língua Portuguesa dos alunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental.
Além de avaliar a situação das redes de ensino brasileiras, fazendo um balanço da situação educacional no país, a Prova Brasil tem outra função: nortear decisões administrativas e pedagógicas nas escolas, pois de acordo com os resultados, os educadores podem rever suas metodologias de ensino em busca da melhoria da aprendizagem de seus alunos.
Os alunos da 8ª série (9º ano) do Colégio Raimundo Santiago de Souza, Colégio Municipal 14 de Agosto, Escola Antonio Imbassahy e do 5º ano do Grupo Escolar José Fernandes, Escola Maria de Souza Moreira e Colégio Municipal 14 de Agosto, realizaram a Prova Brasil no último dia 09 de novembro, marcando um momento muito significativo para a educação do nosso município, pois desde o ano de 2009 Itagibá supera as metas previstas pelo MEC.
Secretária de Educação reúne-se com Gestores Escolares
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, objetivando mais um cumprimento de metas em prol das atividades educacionais do nosso município, realizou reunião com os Dirigentes Escolares da Rede Municipal, no dia 08 do mês e ano em curso, nas instalações desta Secretaria de Educação. Na oportunidade, de acordo pauta devidamente planejada, tratou-se de assuntos pertinentes à educação, destacando-se dentre estes; Prova Brasil que será aplicada no dia 09/11/2011 para avaliar os alunos de 4ª série/ 5º ano e 8ª série/ 9º ano do Ensino Fundamental, da rede pública; o encerramento do ano letivo, previsto no calendário padrão da rede Municipal, e os ajustes necessários para cumprimento dos 200 dias letivos preconizados na Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Além destes itens principais, a Secretária Municipal de Educação e Cultura, professora Joelma Andréa Bertoldo de Oliveira, salientou sobre a importância do comparecimento de todos na solenidade de posse dos Conselhos Escolares das escolas da Rede Municipal que realizar-se-á no próximo dia 16/11/2011.
Edinalva Miranda
Secretaria Municipal de Educação de Itagibá disponibiliza multiplicadores para Programa de preservação do patrimônio cultural e arqueológico
Coordenadores da Rede Municipal de Ensino de Itagibá, e comunidade local participaram nos dias 09, 10 e 11, no Colégio São Jorge dos Ilhéus, na cidade de Ilhéus - Bahia, de uma capacitação do Projeto de Educação Patrimonial “Estação Cultura” que faz parte do Programa de preservação do patrimônio cultural e arqueológico, do Projeto de Levantamento Salvamento e Monitoramento arqueológico da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, Figueirópolis/TO – Ilhéus/BA. A capacitação teve como objetivo desenvolver atividades educativas para promover a sensibilização da população sobre a importância da valorização e da preservação do patrimônio histórico cultural e arqueológico, visando a reprodução dos temas abordados pelos coordenadores multiplicadores em suas comunidades, atingidas pela construção da ferrovia oeste -leste, buscando enfatizar a consciência participativa dessas comunidades e o compromisso das populações com os seus patrimônios culturais.
Para execução do referido curso foram planejados seis módulos e várias oficinas com abordagens e conteúdos específicos, relacionados ao patrimônio histórico cultural e arqueológico, tendo como instrumento de ação a educação patrimonial, conforme, previsto no Programa de Educação Patrimonial, além de visitas ao Rio do Engenho e a 2ª Igreja mais antiga do País.
Na oportunidade foram distribuídos para cada participante do curso um kit, em sacola retornável, contendo: Crachá, camiseta, programação detalhada, gibi, portal, bloco para anotações, garrafa para água personalizada, vídeo educativo sobre arqueologia, cópias dos textos abordados e todo material utilizados nas oficinas. A Secretaria Municipal esteve representada pelos coordenadores pedagógicos :Gilberto Gonçalves dos Santos, Tereza de Jesus Lima, Patrícia Cardoso Lopes,Priscila Lopes da Conceição,Uilma dos Santos Ramos, Dilane Vieira do Nascimento, Dorival Alves Rodrigues A. Júnior, Márcia Marçal Santos Barbosa e Joedson Silva Dias e pela Diretora da Escola Antônio Imbassahy, Srª Elisângela Santos.
Culminância do Projeto Despertar integra comunidade local da Escola Hélio Quadros e Grupo Escolar Jocelísia de Almeida Fernandes
Para formar cidadãos conscientes a escola deve atualizar conceitos e modificar as atividades em relação à questões ambientais. O Programa Despertar através da construção dos projetos vem desenvolvendo ações para a reflexão sobre o cuidado e preservação do Meio Ambiente. Os alunos do 1º ao 9º ano, da Escola Hélio Quadros, localizada no Povoado de Acaraci, realizaram na Praça Antônio Fortunato, dia 07 de novembro, apresentações dos projetos desenvolvidos na sala de aula com os seguintes temas: A descoberta do meio ambiente, Biodiversidade, Água, Resíduos Sólidos, Clima e Solo, Recursos Naturais, Ética e Cidadania, Saúde e Trabalho e Consumo. A culminância dos projetos, contou com a participação do Grupo Perklata de Itagibá-Ba. O evento foi prestigiado pela comunidade local que pode refletir sobre as formas de consumo sustentável, que preserve o Meio Ambiente e respeite os seres vivos.
De igual forma, o Grupo Jocélisia de Almeida Fernandes, localizada no Distrito de Japomerim, no dia 08 de novembro de 2011, desenvolveu as atividades de culminância do Programa Despertar com os temas: Reflorestamento, “Sem água, sem vida”, A valorização da fauna e da flora da nossa região, Natureza viva, “ Lixo e qualidade de vida”, com as apresentações dos estudantes do 1º ao 5º ano, a saber: Coreografia Musical, peça Teatral, apresentação de poemas e um monólogo da Natureza reafirmando a necessidade de discutir amplamente a sustentabilidade.
Itagibá participa de capacitação sobre aplicação dos recursos do PDDE
A secretária Municipal de Educação a Professora Joelma Andréa Bertoldo de Oliveira, juntamente com as Coordenadoras Maise Vidal Sales Souza Ferreira e Jaqueline Correia de Souza, e a representante dos Dirigentes Escolares da Rede Municipal de Ensino, a Diretora Sandra Cristina S. da Silva, participaram de uma capacitação promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no dia 4 de novembro no Auditório Municipal da cidade de Maracás (BA), com o objetivo de orientar os agentes envolvidos na gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), desde o processo de adesão até a prestação de contas dos recursos recebidos. O curso reuniu representantes de 34 municípios baianos, e contou com a presença das Técnicas do FNDE: Urânia Maria Ramos e Flávia Pinelli Alves.
Secretária de Educação reúne – se com comunidade escolar Hélio Quadros
No último dia 03 de novembro do ano curso, a Secretária Municipal de Educação , Srª Joelma Andréa Bertoldo de Oliveira e técnicos da Secretaria Municipal de Educação : Maíse Vidal, Judival Ferreira, Jaqueline Correia, Lucimara Matos, Josimeire Ferreira, Maria Helena Gonçalves, Gilberto Gonçalves, Patrícia Miranda, Manuel Ribeiro estiveram realizando visita de inspeção e avaliação do ano letivo na Escola Hélio Quadros, localizada no Povoado de Acaraci. O encontro contou com a participação de todos os profissionais da educação daquele estabelecimento e de uma representante do Conselho Escolar, Srª Claudia Silva, titular segmento pais. Após realização de dinâmica integradora, a leitura do texto de autoria de , possibilitou a realização de um significativo aprofundamento sobre o sistema educacional nas mais diferentes esferas administrativas e as contribuições para um bom desenvolvimento do processo de ensino- aprendizagem.
Projeto Soletrando premia alunos, incentiva e valoriza a formação de hábitos de leitura
A Secretaria Municipal de Educação de Itagibá no intuito de dinamizar o ensino na rede pública, desenvolveu o Projeto Soletrando visando promover a integração entre alunos de localidades diferentes do município, despertando o gosto pela leitura, ampliando os conhecimentos sobre a linguagem oral e escrita, valorizando a norma culta da Língua Portuguesa e da Literatura Brasileira de forma lúdica e prazerosa, premiando o discente que se destacou
nas ações desenvolvidas no projeto. O projeto é promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itagiba em parceria com a Prefeitura Municipal.
Foram realizadas etapas da competição com os alunos dentro da própria sala de aula, disputa entre salas na mesma escola, entre escolas da mesma localidade e o Ginásio de Esportes César Borges foi o palco da etapa final do Soletrando 2011, que aconteceu no último dia 01 de novembro, às 14h, e contou com a participação de 10 alunos finalistas do 4º e 5º ano do Grupo Escolar José Fernandes, Colégio Municipal 14 de Agosto, Escola Hélio Quadros, Escola Clemente Mariani, Grupo Escolar Jocelísia de Almeida Fernandes, Escola José Francisco Barbosa e Escola Tiradentes.
Os 10 alunos finalistas foram premiados com medalhas de honra ao mérito sendo que, a campeã do 4º ano, Beatriz Santos da Silva, aluna do Grupo Escolar José Fernandes e, o campeão do 5º ano, Guilherme Machado Sampaio, aluno do Grupo Escolar Jocelísia de Almeida Fernandes receberam uma bicicleta aro 24, com 18 marchas. A professora da aluna Beatriz, Srª Margarete Machado e a professora do aluno Guilherme, Dalva Oliveira bem como, a equipe de jurados composta por: Maria de Fátima Avelar, Jumara Andrade e Eliene Mendes foram agraciadas com um livro ofertado pela Secretária de Educação, Professora Joelma Andréa Bertoldo de Oliveira.
Assinar:
Postagens (Atom)