Nos dias 18 e 19 de outubro, aconteceu a IV Conferência Territorial de Cultura do Estado da Bahia, no Município de Jequié, onde Itagibá se fez presente com os seis Delegados eleitos na Conferência Municipal de Cultura: Jumara Andrade, Elisângela Santos, Maria da Conceição de Sá, Atenilson Novais, Telma e Tereza Lima, pois acreditamos que não existem Políticas Culturais sem Educação e Comunicação. Assim, no dia 18/10 houve o credenciamento e a abertura da Conferência com a presença e discurso do Secretário Estadual de Cultura da Bahia, Srº Albino Rubim, entre outras autoridades. A solenidade de abertura foi encerrada com a apresentação do Terno de Rei do Município de Manuel Vitorino.
Com o tema central da IV Conferência Estadual de Cultura do Estado da Bahia: Planejar é preciso, no dia 19 houve a divisão dos Grupos de Trabalho para escolha dos Eixos em que os participantes atuariam. É importante ressaltar que dos dezesseis Municípios do Território Médio Rio das Contas, apenas quatro foram privilegiados por enviarem seus Projetos. E, Itagibá em todos os Eixos teve suas propostas contempladas e parabenizadas, com o reconhecimento de ter empreendido o verdadeiro propósito das Conferências, que é detectar interesses comuns para resolver problemas compartilhados e aproveitar, de modo coletivo, as oportunidades.
Após a leitura dos Projetos enviados, abriu-se a discussão para a escolha das três Propostas Territoriais e uma Estadual. Com muito diálogo intercultural, levando em conta as necessidades Culturais dos Municípios, cada grupo de trabalho, com o auxílio do Mediador, escolheu o relator para expor e compartilhar em Plenária, os resultados de todos os Eixos discutidos e respectivamente, as Propostas escolhidas.
O relato de algumas propostas apresentadas alavancou a discussão na Plenária por divergências de opiniões. Mas, tudo terminou bem, pois na construção de uma Cultura Cidadã, o diálogo possibilita o desenvolvimento Cultural. Em seguida, houve a eleição para a escolha dos representantes Territoriais para a IV Conferência Estadual de Cultura da Bahia, que acontecerá de 30/11 à 03/12, em Vitória da Conquista. O território Médio das Contas terá como representante da Sociedade Civil, Atenilson Rodrigues de Novais, eleito pela Plenária.
A apresentação do Grupo de Dança de Jequié, encerrou as atividades do último dia da Conferência.
Jumara Andrade