Pensar em uma escola que inclui é o lema de quem trabalha com educação inclusiva. Nesta perspectiva, a Sala de Recursos Multifuncional realizou nos dias 20 e 25 de outubro, às 17:30h, capacitação para professores, coordenadores e diretores que trabalham na Escola Hélio Quadros, Brinquedoteca Meu Segundo Lar, Grupo Escolar Agostinho Pinheiro e Grupo Escolar José Fernandes. A Secretaria de Educação estava representada pela coordenadora da Educação Infantil, Senhorita Josimeire Ferreira.
O curso foi ministrado pela psicopedagoga Lourdes Anésia e a mestra em Educação Especial Georgina de kássia, que começou a capacitação contando uma história sobre o Sapinho em sinal de libras, chamando à atenção de como se sente um aluno que tem uma necessidade educativa especial e não é compreendido em sala de aula, ressaltando a importância de estarmos sempre estudando para atender a todos os alunos. Dando continuidade assistimos a um vídeo interessantíssimo sobre a concepção de Vygotsky , evidenciando que no campo educacional , a aprendizagem acontece do meio extermo para o interno e dessa forma o professor tem um papel fundamental no processo de mediação e, deve oferecer atividades que realmente proporcione o desenvolvimento e favoreça a construção do conhecimento. A professora Georgina de kássia elogiou o trabalho que a professora Joelma Andréa Bertoldo de oliveira (Secretária Municipal de Educação) vem desenvolvendo, investindo em capacitações, destacando as formações realizadas pelo Sistema Aprende Brasil- Positivo, pois segundo relatos da professora Marinêide Novais ( professora da sala de Recursos Multifuncional) os materiais são riquíssimos e podem ser trabalhadas com as crianças com necessidades educativas especiais.
Foi feita uma avaliação sobre o planejamento que foi construído no mês de abril com propostas de atividades para serem trabalhadas nas Unidades Escolares do Município durante o ano. As ministrantes apresentaram uma proposta de plano de aula para ser trabalhado com as diversas disciplinas, deixando o público presente maravilhado com a riqueza de atividades disponibilizadas para se trabalhar com criança que possuem necessidades educativas especiais.